Alimentos para Porquinho-da-Índia

Alimentos para Porquinho-da-Índia

Com o home office em alta, houve um crescimento na busca por animais de estimação para compor a família. Contudo, não somente pelos possíveis gastos, mas por espaços limitados, um dos mais escolhidos foi são esses pequeninos dentuços. Neste post, listamos algumas dicas de Alimentos para Porquinho-da-Índia.

Origem

Incialmente, muitos acreditam que o nome surgiu por uma confusão dos navegadores em busca das Índias, mas ainda há muita dúvida sobre a origem verdadeira do nome.

Porém, esses bichinhos são naturais da América do Sul e da família dos roedores. Preguiçosos, com vários cochilos ao longo do dia e sem hábito noturno.
Dessa maneira, são bons animais para apartamento, além de fácil adaptação e com muito amor para dar.

Enfim, vamos para o cardápio dos pequeninos e os alimentos mais importantes

Rações

Atualmente no mercado existem rações de alta qualidade para oferecer para os roedores.

Dessa forma, são alimentos balanceados, fornecem a quantidade ideal de vitaminas e mineiras. Principalmente a vitamina C, importantes para a prevenção de doenças.

De acordo com alguns veterinários, em média, uma a duas colheres de ração, diariamente, deve ser oferecida aos bichinhos. Do mesmo modo, ainda é necessário a ingestão de complementos como fenos e frutas.

Alguns criadores costumam dar ração de cachorro, porém, NÃO AGEM de forma adequada, principalmente por estes alimentos não nutrirem de forma adequada.

close up photo of two brown and beige guinea pigs
Photo by Scott Webb on Pexels.com

Fenos

Em resumo, são espécies de capim secos, porém, nem todos podem ser consumidos pelo porquinho-da-índia, sendo os mais utilizados pelos criadores são: Feno de Timothy e o Meadow Feno

No mercado brasileiro, geralmente, encontra-se uma mix de capins, ou o feno de COAST CROSS ou de TYFTON. Estes não facilmente encontrados em agropecuárias e petshops (inclusive na nossa lojinha). Sendo assim, busque uma marca que seja de melhor agrado do seu roedor.

Importante dizer que o FENO é rico em fibras, nutrientes e indispensável na alimentação dos pequeninos. Principalmente por ajudar no desgaste dos dentes, os quais estão em constante crescimento.

Gramas

Grama é uma ótima opção para complemento de fibras. Uma boa ideia é deixar os pequeninos comerem e naturalmente, mas tenha cuidado em ambientes amplos. Se possível limite o local, caso contrário, separe alguns matinhos e recheie a gaiola.

Importante  saber se a grama não tem qualquer tipo de produtos químicos ou agrotóxicos.

Frutas

Outra fonte de fibras, minerais e vitaminas, devem ser frescas e limpas. Dê em pequenas porções ou até mesmo 2 ou 3 vezes por semana

Frutas recomendadas: banana, laranja, maçã, pera, caqui, melão, melancia e morango.

Verduras e Legumes

Do mesmo modo, verdura e legumes, não pode faltar no menu dos roedores e devem ser consumidas diariamente. Isso para ajudar manter corretamente as funções intestinais.

Verduras e legumes recomendados: abobrinha, pimentão, cenoura, beterraba com folhas, pepino, jiló, chuchu, espinafre, rúcula, agrião, couve-flor e chicória

NÃO é recomendando alface, pois pode causar diarreia.

Agora você já sabe quais são as melhores comidas para estes amáveis roedores.

Gostou da nossa Lista de Alimentos para Porquinho-da-Índia? Caso queira acessar nossa LOJINHA, lá existe uma variedade de marcas para sua escolha.

Quer viajar tranquilo com seu pequenino? Temos algumas dicas para levar ou deixar seu pet em segurança

close
NOVIDADES

Cadastre-se

Mantenha-se atualizado sobre nossos produtos e ofertas mais recentes!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade