Raça Border Collie

Raça Border Collie

Neste artigo iremos falar um pouco mais destes grandes cães e amigos. Conheça a Raça Border Collie, história, características e curiosidades destes animais.

Nome original: SheepDogs
Nacionalidade: Grã-Bretanha
Porte: Médio
Peso: Fêmeas: 15-25 kg. Machos: 15-25 kg
Altura na cernelha: Fêmeas: 45-53 cm. Machos: 50-58 cm
Nível de atividade: Alta
Temperamento: Inteligente, afetuoso e enérgico
Adestrabilidade: Muito alta

História

Primeiramente, a raça surgiu na fronteira entre a Escócia e Inglaterra com o cruzamento genético natural de algumas raças primitivas de cães.

Além disso, seu instinto de abaixar (agachar) foi herdado da raças Spaniels, unido, a aptidão de pastorear sem agressão ou ataque, esta que foi obtida, alguns anos depois, das raças dos Setters ou Pointers.

Essas raças, juntamente com os Galgos os quais forneceram a agilidade e velocidade, formam o DNA do Border Collie.

A vantagem mais admirada destes cães, era a capacidade de pastorear e seu comportamento, sem necessidade de um padrão de pelagem, ao contrário das outras raças, bem como, naquela época se valorizava a aparência física dos animais.

Do mesmo modo, outro destaque, principalmente no trabalho pastoreio, era juntar e conduzir o rebanho somente através do olhar e intimidações sem violência. Se posicionava à frente das ovelhas e fazia o uso da própria figura para impor respeito e trazer o rebanho para seu pastor.

Durante este período, os cães não eram batizados por nomes ou raças e sim pela seus atributos, portanto, sendo chamados de Sheepdogs, na tradução literal cães pastores de ovelha. Mais tarde, somente em 1915, como referência a região de nascimento, passou a ser chamado de Border Collie.

Hempi, foi o grande cachorro, logo, propagou a raça e ganhou fama depois que venceu a primeira competição, em 1973, para definir qual seria a melhor raça de cães pastores de ovelhas.

Características Gerais

Destaca-se sua harmonia e elegância. Bem como seu corpo longo e atlético, com membros fortes e com bons músculos. Orelhas eretas e médias, cabeça grande e cauda levemente longa

As cores mais comuns são o preto e branco, assim também, podendo aparecer no castanho e branco. Pelagem é geralmente de média pra longa e com a troca do pelo não constante. A manutenção do seu manto, não necessita cuidados tão específicos: lavar, escovar (até mesmo, sem banho) e eventualmente aparar.

Cuidados e Comportamento

Acima de tudo, um cão família, convive bem com crianças e consegue viver em harmonia com gatos, pássaros e outros animais domésticos.

O animal está sempre em alerta e pronta a receber comandos, com instinto de caça bem aguçado, um líder nato quando convive com outros cães. Contudo, não costuma dar problemas com outros machos, como brigas ou disputas de territórios.

Do mesmo modo, é um cão bem reservado quanto as visitas e estranhos, ou seja, não é muito bom para guarda ou defesas de propriedades. Submisso ao tutor e absorve ensinamentos com facilidade.

Igualmente destacar, a necessidade de um espaço para o animal gastar energia e praticar atividade física. Caso contrário, é preciso passear diariamente com os cães, pois a falta destes cuidados, acarretará em problemas de saúde.

Atenção a Administração de Medicamentos

Sobretudo é uma raça que requer cuidado na administração destas substâncias e elas estão presentes em algumas das marcas de remédios conhecidas nas pet shops e agropecuárias.

Entretanto, existem outras substâncias que podem ser tóxicas pra esta raça. Sendo assim, antes de qualquer situação, consultar um veterinário.

  • doxiciclina, itraconazol, cetoconazol e tetraciclina
  • tracrolimus.
  • ranitidina
  • dexametsona e hidrocortisona
  • morfina, moxidectina, ivermectina, e domperidona.

Doenças Comuns a Raça Border Collie

Alguns problemas de saúde que podem aparecer nos cães desta raça, contudo, qualquer outro tipo de doença canina pode, infelizmente, aparecer nos animais.

  • Lesão nos ombros
  • Problemas no tecido mole do carpo (principalmente em animais de trabalho)
  • Surdez
  • Catarata
  • Atrofia da retina

Referências

Catálogo de Raças: Conta VetSmart

Conclusão

Enfim, é uma raça dócil, muito inteligente e com bom convívio familiar, principalmente com crianças, bebês e outros animais domésticos.
Dessa forma, é ideal para casa e quintal grande e combina perfeitamente em sítios, chácaras e fazendas.

Além disso, apresenta sensibilidade em diversos medicamentos, sendo assim, antes administrar qualquer tipo de remédio, é indicado um acompanhamento de um veterinário.

Uma raça que sempre está em alta, bem como, uma presença constante em comerciais, novelas e filmes. Logo, nunca sai de moda, porém requer atenção na pelagem e atividade física.

Alimentação para filhotes: 95 à 145 gramas por dia (de acordo com a qualidade da ração)
Alimentação para adultos: 125 à 195 gramas por dia (de acordo com a qualidade da ração)

Aprendeu sobre raça Border Collie? Desse modo, você pode compartilhar e indicar nosso BLOG.
Faça seu cadastro para receber mais dicas e novidades.

Na nossa LOJINHA, você encontra os melhores produtos para seu Border Collie e não deixe de ler os post sobre brincadeiras, para ajudar nas atividades físicas.

Por fim, leve seu pet regularmente ao veterinário, todas nossas dicas são para ajudar tutores e proprietários, contudo, nunca substitui as recomendações de um profissional.

LOJINHA DO CLUBE. Gosta de cães? Neste artigo, conheça a Raça Border Collie, história, características e curiosidades destes animais.
close
NOVIDADES

Cadastre-se

Mantenha-se atualizado sobre nossos produtos e ofertas mais recentes!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade